O Caminho (ou trilha) das Lágrimas

As rotas das tribos Choctaw, Seminole, Muscogee/Creeks, Chickasaw
 e Cherokee nas remoções no sudeste americano (Legendas em Inglês)




















Este foi o nome dado pelos índios norte americanos, às muitas viagens de recolocações e migrações forçadas, impostas pelo governo dos Estados Unidos ás diversas tribos de índios, que seriam reunidas no denominado "território indígena" (actual Oklahoma), conforme as políticas de remoção indígena.


Os índios, nos seus antigos tempos de liberdade e comunhão com a natureza selvagem, viviam nas regiões ao sul da União.

As palavras Trilha das lágrimas, foram retiradas da descrição de um índio da nação Choktaw em 1831..

O povo índio chorou e sofreu muito durante as recolocações e milhares morreram
durante as viagens e acampamentos forçados e sem o mínimo de condições, mesmo para o povo índio, habituado a viver ao ar livre.
De facto, houve tribos que foram obrigadas a caminhar dezenas de quilómetros, ao frio, à chuva, com neve e gelo, sem qualquer contemplação, incluindo mulheres e crianças. Para um povo que vivia livre e feliz com as suas tradições, na sua própria terra, esta era a humilhação máxima, trazida pelos "rostos pálidos"!
Uma reserva em Montana-1903

Estima-se que só da tribo Cherokee com uma população de 15 mil pessoas, tenham falecido, durante as caminhadas, à volta de quatro mil. Estes números podem não corresponder à realidade dos factos, por motivos óbvios. De facto os índios, homens e mulheres, não morriam apenas do cansaço e das marchas forçadas. Eles morriam também de saudade dos seus terrenos de caça, das suas aldeias, dos amigos de outras tribos, de viverem e trabalharem para si próprios, sem precisar dos brancos...em suma, morriam de desgosto!


Pensa-se que a ideia original da remoção dos índios terá partido de Thomas Jefferson. Mas foi Andrew Jackson, o primeiro presidente a levar a cabo esta grande e insensível migração, com a aprovação da Lei de 1830, O Indian Removal Act.

E foi assim que em 1831 se deu o início da remoção, começando pela tribo Choktaw. Em 1832 seguiram-se os Seminole. Em 1834 os Creeks, Em 1837 os Chickasaw e finalmente em 1838, os Cherokee.

Cão Louco, dos Sioux, assim como tantos outros chefes índios, disse em determinado momento:
O Pai Grande, disse que todos os índios tinham direitos nas Black Hills e que seriam respeitados. Sou um índio e sou considerado pelos brancos, como um homem louco. Mas isso deve acontecer porque segui os conselhos do homem branco.

Mas este sentimento de perder uma Nação, um povo, as suas tradições e costumes, não foi sentido apenas pelos índios. Um soldado da Georgia que participou na remoção, disse um dia:
Eu lutei em várias guerras e matei muitos homens, mas a remoção Cherokee, foi o trabalho mais cruel que conheci.

E assim hoje existem "reservas" de índios nos E.U. mas o índio tem a sua vida e forma de viver muito concentrada nas suas gentes.




Sem comentários:

Enviar um comentário