Nuvem Vermelha (Red Cloud). Um índio, que tanto ensinou aos brancos!

Nuvem Vermelha
Nascido em 1822 no actual estado de Nebraska, faleceu em 1909 (87 anos) na Reserva Índia de de Pine Ridge, Dakota do Sul.
Nuvem Vermelha foi um homem vertical e um valente guerreiro, ao longo de toda a sua vida, tendo vivido o suficiente para participar nas glórias e desgraças do seu povo, ensinando, até ao fim, os índios e principalmente os brancos, cheios de ganância e poder, que a riqueza não era tudo e que a terra era sagrada.

Desde pequeno se evidenciou como um habilidoso e valente guerreiro, participando em lutas com várias tribos nomeadamente Pawnee e Crows, visando o alargamento de terras e terrenos de caça. o que desde cedo lhe granjeou grande estima por parte do seu povo. Aos dezasseis anos sobreviveu corajosamente a uma flecha que o penetrou entre as suas costelas e quase o matou.

Em 1850, casou com Pretty Owl (Coruja Bonita),
sua principal mulher, de quem teve 4 ou 5 filhas e um filho e com quem viveu até ao fim da vida. Pretty parecia ser uma mulher muito determinada, ciosa do seu marido cobiçado por outras mulheres e muito influente nas decisões tomadas por Nuvem Vermelha.

Mary Boa Estrada
Coruja Bonita
Logo em 1851, foi assinado um tratado em Fort Laramie pelos Sioux, no qual os Estados Unidos fixavam os limites para as terras indígenas. Passados quinze anos, em 1865, Nuvem Vermelha e outros chefes índios, sentiram-se traídos pelos brancos e descobriram que estavam a ser construídos fortes militares na chamada trilha Bozeman. A trilha começou a ser construída em 1860, quando os brancos descobriram finalmente ouro em Montana e percorria o coração do território Lakota, desde Forte Laramie (actual Wyoming) até ás terras do ouro. Os fortes militares, destinavam-se obviamente à protecção dos exploradores e garimpeiros que muito brevemente iriam chegar aos milhares. Nuvem Vermelha sentiu-se atraiçoado e uma vez mais viu que os homens brancos não tinham palavra.

Por isso, em 1865 foi formada uma aliança entre os Wokini e Cheyenne, que atacaram um posto militar em North Platte River, mas o avanço dos brancos não parava, com a protecção do exército.
Um ano depois, em 1866 o clima de desconfiança por parte dos índios aumentou de tal forma que acabou por dar origem aquela que ficou conhecida como a Guerra de Nuvem Vermelha. Ele chefiou uma guerra de guerrilha que durou dois anos de muitos sacrifícios e mortes de ambos os lados, mas obrigando os brancos a negociar. No fim, foi assinado um novo tratado de Laramie, no qual ficou expresso que o exército abandonaria a trilha Bozeman e respeitaria as terras Lakota. Nuvem Vermelha contudo, havia adquirido um estatuto de grande respeito por parte dos índios e era escutado como o seu verdadeiro chefe, pelos negociadores brancos.

Reserva de Pine Ridge-Dakota do Sul
Em 1871, com 49 anos ele era considerado o grande chefe índio e o único interlocutor junto dos negociadores americanos, tendo granjeado fama de homem frontal e difícil. Nessa condição, viajou até Washington onde se encontrou com o Presidente Ulysses S. Grant, confirmando assim o seu estatuto do mais importante Sioux da América.

Passados três anos, em 1874, O General Custer foi incumbido de fazer uma missão de reconhecimento em terras Sioux, tendo surgido a terrível notícia que havia ouro em Black Hills, terra sagrada para os índios. Uma vez mais o exército se comprometeu a manter os garimpeiros fora das suas terras e uma vez mais não cumpriu, provocando uma nova guerra. De facto, Nuvem Vermelha e outros chefes rejeitaram um novo tratado. Em consequência, em 1876 estalou outra guerra indígena  entre Lakotas e Sioux, liderados por Cavalo Louco e Touro Sentado e que durou um ano.



No fim da guerra, Nuvem Vermelha foi forçado a ir para a Reserva de Pine Ridge, onde mesmo controlado e precisado das benesses dos brancos, continuou a sua luta em prol dos Sioux.


Morreu em 1909, depois de Cavalo Louco e Touro Sentado. De referir que era grande a admiração que sentia por Touro Sentado, um homem firme, lutador e que não se conformava com a vida que levavam na reserva, insurgindo-se frequentemente contra a forma discriminatória como eram tratados, até que foi assassinado.  
                                                                           


Sem comentários:

Enviar um comentário