Penetrar as terras longínquas do oeste bravio era uma aventura sem limites e só possível a homens aventureiros, mas também muito corajosos. De facto, as terras do Oeste, à muito eram propriedade dos índios, que a defendiam contra tudo e contra todos, principalmente os brancos, a sua principal ameaça. Cavalgando os seus fogosos cavalos, herança antiga das conquistas espanholas, os índios eram exímios caçadores e cavaleiros, utilizando os seus arcos e flechas com uma destreza temível.
Os primeiros exploradores a aventurar-se nestas terras selvagens e inóspitas, eram rapidamente espiados e atacados pelos índios, que podiam aparecer as dezenas, vindos do nada. Exímios na arte da camuflagem, apareciam de repente, não dando grande margem de manobra aos brancos aventureiros, que possuíam como meio de defesa uma faca de mato e um fusil de um só tiro, de carregar pela boca.
Estas armas, apareceram a partir do séc. XVII, deitando-se a pólvora de um polvorinho pelo cano abaixo, seguido da bala, com uma bucha que era calcada com uma vareta existente no cano da própria arma. O carregamento era lento e a capacidade de tiro para um homem habituado, era de dois disparos por minuto. Existiram vários tipos de armas mas, até aí, todas eram de carregar pela boca, retirando ao atirador capacidade de resposta no caso de um ataque. A História americana está cheia de exemplos de exploradores aventureiros que com estas armas rudimentares se fizeram ao caminho, arrostando com todo o tipo de dificuldades.
Face ao avanço cada vez mais intenso do homem branco na pradaria selvagem e dos respectivos ataques dos índios, estas armas de carregar pela boca, eram insuficientes para poder responder com eficácia e sobreviver.
Winchester 1866 "Yellow boy" |
Foi então em 1866 que pela primeira vez apareceu uma arma capaz de corresponder aos anseios dos precisados atiradores. O modelo Winchester 1866, apelidado de rapaz amarelo, por causa do seu receptor de uma liga de bronze/latão, e que ficou famosa por sua construção robusta e de acção de alavanca, mecanismo de repetição, que permitia disparar uma série de tiros, antes de recarregar. Pela imagem, pode avaliar-se a resistência e robustez da arma.Uma verdadeira revolução.
Winchester modelo 1873 |
Winchester modelo 1876 |
Winchester modelo 1886 Winchester modelo 1892 Winchester modelo 1894 Winchester modelo 1895
Mas esta famosa carabina, tem atrás de si aquela que foi a sua precursora e que era conhecida por Henry rifle. Por volta de 1860, Benjamin Tyler Henry concebeu e desenhou este rifle, tendo alcançado imediato sucesso não só junto dos militares, como também dos índios, principalmente Sioux e Cheyenne. O principal problema contudo, era a pouca capacidade de produção que não respondia ás necessidades da época. Foram produzidas cerca de 14 mil, algumas das quais dispararam na célebre batalha de Little Bighorn, na qual o General Custer perdeu a vida.
Desenho da patente do Henry Rifle, o antecessor do rifle Winchester |
Em alguns museus de polícia no Brasil, ainda existem modelos destes rifles.
ResponderEliminarNossa, interessantíssimo post, meus parabéns.
ResponderEliminarMeus parabéns pelo ótimo blog. Estou lendo vários posts há horas. Criei interesse após jogar Red Dead Redemption 2, recomendo muitíssimo para quem deseja conhecer e ter a sensação de presenciar a época do extermínio das gangues e o fim dos caçadores de recompensas, e ainda abordando a situação indígena da época, assim como a caça aos búfalos.
ResponderEliminar