A vida e história de Buffalo Bill





Desde pequeninos sonhamos e vivemos com as fabulosas histórias dos livros aos quadradinhos, sobre as grandes aventuras, guerras com índios, caça aos bisontes e aos fora da lei, protagonizadas por Buffalo Bill.
 Este herói imaginário povoou a nossa mente de criança, transportando-nos para os espaços sem fim do Velho Oeste americano, para o garimpo do ouro e a condução de imensas manadas de gado, enfrentando  todo o tipo de dificuldades,
desde ladrões de gado a índios hostis, que viam no homem branco a maior de todas as desgraças do povo índio.
 Como observador e conhecedor das raças índias, este intrépido explorador prestava importantes serviços ao exército americano, quando não servia de guia ás caravanas de colonos que avançavam para Oeste e precisavam de alguém com experiência que os conduzisse com segurança até ao seu longínquo destino.
Bufallo Bill e Touro Sentado

 Dos muitos índios inimigos e ferozes lutadores, fez amigos para a vida, como Touro Sentado, grande chefe da tribo Sioux . Passando ainda por estafeta da Pony Express, que o levou a conhecer como as suas mãos o nordeste do Colorado, este verdadeiro pioneiro da fronteira americana, encheu milhões de livros e entusiasmou milhões de pessoas em todo o Mundo, para, já numa idade mais avançada criar o seu próprio circo, onde mostrava o Velho Oeste com índios e cowboys de verdade, percorrendo os Estados Unidos e alguns países da Europa, como Grã-Bretanha, França e Itália.

Buffalo Bill aos 19 anos
A sua juventude foi difícil e desde cedo compreendeu que para sobreviver e vencer, teria de aprender a superar todas as dificuldades. A este herói de carne e osso, que se transformou num dos maiores ícones dos Estados Unidos e uma das figuras mais conhecidas do Mundo, aqui deixo um resumo da história da sua tão empolgante vida. Vamos então até ao ano de 1846.

William Frederik Cody (Buffalo Bill), nasceu a 26 de Fevereiro de 1846, numa fazenda no Yowa. Seus pais, Isaac e Maria Cody, eram naturais do Canadá. William foi baptizado numa capela mandada construir pela família em Ontário, Canadá, não muito longe da fazenda onde viviam os seus pais.
                                                                Seus familiares eram Quakers e contra a escravatura. Em 1853, quando William tinha 7 anos, seu pai resolveu vender a fazenda e mudar-se, com a família, para Leavenworth  no Kansas.

Leaventworth, 1860

Um dia, num armazém de víveres, seu pai fez uma espécie de um discurso, apelando contra a escravidão e, de repente, do meio da turba saiu um homem que o esfaqueou.William, aterrado e surpreendido ajudou a arrastar seu pai para lugar mais seguro, mas os ferimentos que lhe fizeram, ficaram marcados para sempre.

De facto, a sua família era olhada com desconfiança por muitos dos que apoiavam a escravidão, chegando até a ser perseguida por isso. Seu pai, em mais de uma ocasião teve de fugir para escapar aos seus opositores.
 Um dia ao saberem  do regresso de seu pai a casa, combinaram-se para o matar pelo caminho. William, tendo tomado conhecimento, percorreu quase 50 km para avisar o pai, que acabou por falecer em 1857, vítima dos ferimentos provocados pelo seu anterior esfaqueamento.
Caça ao bisonte

A vida de William, então com apenas 11 anos, não era fácil. A morte de seu pai, deixou a família em má situação financeira e assim, foi obrigado a procurar alguém que lhe desse trabalho. Começou então numa transportadora de mercadorias como menino de recados, entregando mensagens a motoristas e operários. Pouco depois, ofereceu-se para o exército como uma espécie de batedor e foi aí que Cody começou a sentir o apelo da pradaria, da liberdade e do contacto com os índios e militares.
Índio e cowboy descansando

Por volta dos 14 anos, foi também atingido pela febre do ouro, juntamente com milhares de outros garimpeiros, mas não foi feliz. Durante dois meses escavou, procurou, mas nada conseguiu. Ao retornar a casa, conheceu um agente da Pony Express, que o convidou para trabalhar com eles.

 Depois da construção de várias estações de muda e currais William foi convidado a ficar como estafeta, tendo percorrido todo o o nordeste do Colorado. Ali permaneceu até saber que sua mãe se encontrava doente.


Após a recuperação de sua mãe tentou alistar-se como soldado, mas foi recusado por causa da sua pouca  idade. Acabou por arranjar trabalho numa caravana que entregava suprimentos em Fort Laramie, onde trabalhou até 1863. A seguir alistou-se como carroceiro na Cavalaria 7 do Kansas, onde serviu até 1865.Contava então, 19 anos.

No ano seguinte, casou com Louisa Frederici Cody, de quem teve quatro filhos, dando a um deles o nome de Kit Carson, em homenagem ao famoso explorador. De 1868 a 1872, trabalhou para o exército como espião e observador de índios.

Construção do Caminho de Ferro
 E foi por esta altura que William se começou a afirmar como Buffalo Bill, uma vez que, com a sua experiência de cavaleiro, exímio atirador e conhecedor da pradaria, estava em condições de se dedicar à caça de bisontes, que existiam aos milhares, não só para abastecer de carne o exército, mas também a Kansas Pacific Railroad, que entretanto começara a alargar as suas linhas de caminho de ferro por todo o Oeste e os bisontes perturbavam a passagem do trem.
Caça ao bisonte

 Dizem que em menos de dezoito meses, matou mais de quatro mil búfalos, para alimentar os homens que trabalhavam na construção da via férrea. Aqueles que até aí o consideravam um verdadeiro herói, começaram a ver com maus olhos a chacina de milhares de animais que, a curto prazo, ficariam em vias de extinção.
Peles de bisonte

A sua fama como homem de luta, experiente pioneiro, exímio caçador e colaborador incansável do exército, espalhou-se pelo país.
Ainda em 1872, Bufallo Bil, tornou-se num dos quatro civis, apenas, agraciado com a Medalha de Mérito do Congresso durante as guerras com os índios. O General Philip Sheridan, viu em Cody uma combinação de carisma e grande homem de fronteira.

Entretanto, baseado nos seus conhecimentos da pradaria, dos índios e dos cowboys, cria, em 1873, uma empresa de animação, chamada The Bufallo Bill Combination, que durante 10 anos apresentou cenas do Oeste selvagem, que fez enorme sucesso.
Bufallo Bill Wild West

 Assim, em 1883, cria a Companhia Bufallo Bill Wild West, recriando novamente mas com maior esplendor, as cenas do Oeste bravio. Durante 30 anos, este circo percorreu os Estados Unidos e Europa com grande sucesso. Na Europa, pouco conhecedora da vida na pradaria, Bufallo Bill foi chamado de Nobre da Natureza, porque, sendo um homem da fronteira, revelava um grande espírito de civilização.

Em Londres, 1887
Mas com a resistência dos índios à ocupação branca, voltou para as pradarias com o 5º exército de cavalaria, quando em 17 de Julho de 1876, apenas três semanas depois de Custer e o seu sétimo de cavalaria terem sido derrotados na célebre batalha de Little Big Horn, o seu regimento foi repentinamente interceptado por um grupo de guerreiros Cheyenne, tendo Cody morto e escalpelado um índio de nome Cabelo Amarelo, após o que gritou para os seus homens: "Primeiro couro cabeludo para Custer".

Em Paris, 1905
Em Veneza, Itália















Cody, com o escalpe de Cabelo Amarelo
Mas a experiência e a vivência com os índios, foi provocando em si sentimentos profundos de apreço pela sua forma de vida e suas tradições, de tal forma que se transformou num dos seus defensores, apelando para uma melhor compreensão e tolerância pelo povo índio. Em 1885 afirmou: "a derrota de Custer, não foi um massacre. Os índio estão sendo perseguidos por caçadores profissionais, com ordens para matar. Durante séculos, têm sido perseguidos desde o Atlântico até ao Pacífico. Eles também têm suas mulheres e filhos para proteger e apenas estão lutando por sua existência".

Confirmado como grande homem do espectáculo, com o qual fez fortuna, não se ficou, porém por aqui. Investiu em várias áreas de actividade como: Construção de hotéis em Sheridan e Cody, explorações de gado, carvão e petróleo, edição de filmes e publicações de aventuras.

Em 1889, criou ainda o seu próprio jornal, o Cody, que ainda hoje é o principal jornal da cidade. Já anteriormente havia sido ele o impulsionador da criação da cidade. Foi também um dos primeiros defensores do sufrágio para as mulheres e do tratamento igual para os índios. Ao virar do século 19, Cody, era sem dúvida o americano mais famoso do mundo.
Bufallo Bil Cody
O seu prestigio foi tão grande, que era consultado por todos os presidentes do seu tempo. Elogiado pela realeza, enaltecido pelos militares e magnatas de negócios, ele era o ideal do verdadeiro americano.
Teve uma relação conjugal complicada e faleceu em Denver, quando visitava sua irmã, de insuficiência renal? no dia 10 de Janeiro de 1917, tinha 71 anos.
Funeral de Bufallo Bill em Denver
O seu funeral foi em Denver e nele participaram milhares de pessoas, tendo o cortejo fúnebre sido liderado pelo governador e seu amigo pessoal, John B. Kendrick. As condolências pela sua morte, chegaram de todo o lado, desde o presidente Woodrow Wilson, até reis e magnatas de todo o Mundo.

A sua sepultura está em Golden, Colorado, a oeste da cidade de Denver, junto ás Montanhas Rochosas, com vista para as grandes planícies. Era esse o seu desejo antigo, revelado há muito a sua mulher, Louisa Cody, que foi enterrada ao lado de seu marido, 4 anos depois.
Campa de Bufallo Bill





Fontes de informação e se quiser saber mais:

http://www.geni.com/people/Buffalo-Bill-Cody/4269762257950054763

http://williamfcody.bbhc.org/theme/impressions/cody-death

http://www.wdl.org/pt/item/11200/
                                     









2 comentários: