"Pioneiro" americano (1786-1836), natural de Green County no Tennessee, caçador e político, é uma figura ímpar do folclore norte-americano.
Participou sob a direção do general Andrew Jackson, que veio a ser o sétimo presidente dos Estados Unidos da América, na campanha contra os americanos nativos da tribo Creek, em 1813.
Este primeiro contacto com a vida política levou-o a alistar-se como membro da legislatura do Estado do Tenessee, desempenhando esta atividade entre 1821 e 1825. O passo seguinte foi chegar ao Congresso dos Estados Unidos. Em 1831 foi vencido nas eleições, mas o sucesso voltou em 1833.O seu envolvimento político foi-se aprofundando, ao mesmo tempo que as suas posições vieram embater com as de homens poderosos como Andrew Jackson e James Polk, o futuro 11.º presidente dos EUA. Foi novamente derrotado nas eleições para o Congresso de 1835, rumando então para o Texas, onde foi combater os mexicanos. E acabou por ser morto ao tentar defender o Alamo em Santo António.
O Partido Whig utilizou proveitosamente o seu passado pitoresco, e por vezes excêntrico, trazendo a público um conjunto de livros que lhe foram atribuídos. Entre 1835 e 1856 foram publicados uns panfletos, conhecidos como Crockett Almanacs, que narravam os feitos desta personagem e de outros heróis americanos, como Daniel Boone e Kit Carson. Texto retirado da Infopedia
Sem comentários:
Enviar um comentário